“Vagão rosa” contra assédio no trem


MetroRio-Vagão-Feminino_560

Nem todos os homens respeitam o vagão feminino, aprovado pelas usuárias

Por Marcos Pereira | R7

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou na última semana projeto de lei que prevê a destinação de um vagão exclusivo para mulheres nas composições da CPTM e do Metrô. A iniciativa, que depende da sanção do governador Geraldo Alckmin para entrar em vigor, é justificada pelos recorrentes abusos que as passageiras sofrem nos trens lotados, sobretudo em horário de pico.

Rio de Janeiro e Brasília já adotaram a medida nos seus sistemas de transporte. O vagão exclusivo é aprovado não só pelas mulheres que o utilizam, mas pelos homens. Na capital federal, por exemplo, logo após a implantação do “vagão rosa”, a imprensa local registrou depoimentos de homens que se sentiam incomodados de ver as passageiras “massacradas” devido à lotação.

Embora possa parecer sexista, destinar um vagão exclusivo para as mulheres é uma forma de preservar a integridade física e moral das nossas passageiras. Infelizmente, alguns homens não sabem conviver civilizadamente com pessoas do sexo oposto. CPTM e Metrô se manifestaram contrários à iniciativa porque ela “infringe o direito de igualdade entre gêneros à livre mobilidade”.

Perfil: Marcos Pereira é especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor universitário de Direito, advogado no Brasil e em Portugal e membro fundador da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa. Foi membro colaborador nas comissões de Direito à Adoção e Seleção e Inscrição da OAB/SP. Atualmente é membro efetivo e consultor da Comissão Especial de Gestão das Guardas e Defesas Civis, também da OAB/SP e Presidente Nacional do PRB (Partido Republicano Brasileiro).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s