Capital da Alemanha da exemplo de integração dos modais no transporte público


Por Renato Lobo

Seguindo a tendência europeia na prioridade nos transportes públicos, a Alemanha não é diferente. Sua capital possui um dos sistemas de transportes mais ágeis da Europa, e conta com uma rede de trem de superfície, ônibus, metrô, travessia de barcos e também o VLT, que lá é chamado de bonde.

A população e os turistas podem confirmar a eficiência do serviço porque, em Berlin com uma população de 3,5 milhões de habitantes, apenas 31% dos moradores usam o carro particular.

Na capital das Alemanha, com um cartão similar ao nosso bilhete único, o passageiro pode se deslocar durante duas horas, usando todos os sistemas. A cidade é dividida em regiões A, B e C, e o preço da tarifa varia conforme o percurso avança para os três setores.

VLT - Alemanha

VLT em Berlim opera desde a década de 70

VLT

A rede de VLT tem aproximadamente 200 quilômetros, é uma das mais extensas do mundo e transporta por ano mais de 157 milhões de passageiros.

Trem AlemanhaTrem - AlemanhaTrem

A Estação Central da capital Alemã (Berlin Hauptbahnhof) é um dos maiores entroncamentos ferroviários do planeta. A estrutura começou a ser planejada a partir da reunificação da cidade em 1989. Foi construída em diversas etapas até a a inauguração em 2006, a tempo para a Copa do Mundo da Alemanha.

A estação possui 5 níveis onde se cruzam o metrô da cidade, trens urbanos, suburbanos, nacionais e internacionais. Construída basicamente em vidro, aproveita a luz natural até o fim do dia. Faz parte do complexo um grande shopping. Funciona segundo o princípio de que onde você estiver na cidade pode chegar por trilho até a Hauptbahnhof e de lá seguir para qualquer ponto da Europa.

Ônibus

Transporte_PontoOnibus (Alemanha)Nos pontos de ônibus da cidade, é possível encontrar tabelas com as linhas que passam naquele ponto e os horários em que os ônibus/bondes passarão. O transporte é muito pontual e se há atrasos são pequenos (na Alemanha 5 minutos já é um grande atraso!). Na cidade não há necessidade de “chamar” para o ônibus/bonde parar. Tendo pessoas no ponto o motorista pára.

Metrô

Metrô - BerlinO Metro de Berlim ou U-Bahn é quase todo subterrâneo. Abriu em 1902 e conta atualmente com 173 estações, 10 linhas subterrâneas num total de 146,3 quilómetros de extensão. A passagem de U-Bahn também vale nas linhas de S-Bahn que possui outros 331 km sobre trilhos, ônibus, bonde elétrico e até mesmo em alguns ferry boat.

Metrô AlemanhaAutor: Paulistano, Técnico em Transportes, Social Mídia, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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Um comentário sobre “Capital da Alemanha da exemplo de integração dos modais no transporte público

  1. Adriano T Guimarães disse:

    HOJE COM AS NOVAS TECNOLOGIAS, OS TATUZÕES QUE SÃO DE 10 ANDARES, PRINCIPALMENTE OS RUSSOS, VAMOS FAZER VERDADEIRAS CIDADES SUBTERRÂNEAS, COM LINHAS SOBRE-POSTAS, UMA DEBAIXO DA OUTRA, VENTILAÇÃO FORÇADA E FILTRADA, ACABANDO COM AS ENCHENTES,E CHUVAS….OS ENGENHEIROS E MATEMÁTICOS ESTUDAM PARA ISSO…JÁ PENSOU NO TEMPO DELES COMO FOI DIFÍCIL FAZER O QUE FAZEMOS EM POUCO TEMPO…QUEM ATRAPALHA, É A BUROCRACIA IGUALANDO AO SEU TEMPO….

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