Conheça o sistema de transporte público da Argentina


Por Renato Lobo | Via Trolebus

Seguindo a série de 3 postagens sobre os finalistas da copa do mundo, desta vez vamos falar do transporte público de nossos hermanos Argentinos, e fazer uma análise fiel a realidade, deixando a rivalidade apenas no futebol, afinal nossa página é sobre mobilidade…

De acordo com informações do site ohbuenosaires.com o país sul-americano possuí um sistemas de transporte bem estruturado, sendo que a maioria funciona as 24 horas por dia.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Metrô

O “Subte” (em espanhol) ou metrô de Buenos Aires tem partidas a cada 4 minutos. A malha foi a pioneira na América latina sendo inaugurada em 1913. A rede tem 55 km de extensão divididos em 6 linhas. Nada mal para uma cidade com 203,3 km². Só para termos comparativos, a capital paulista tem 1 522,986 km² e 75 km de Metrô.

Assim como em nosso Metrô, o sistema argentino abre espaço para as mais diferentes formas de cultura. É possível encontrar em suas instalações pinturas e murais originais e reproduções, esculturas, estátuas e retratos, além de haver espaços para apresentações de música e teatro.
Buenos_Aires-Combinación_Subte_Lima_y_Avenida_de_Mayo (2)Línea_H_Andén_en_la_estación_Venezuela_02_Buenos_Aires_noviembre_2008 (3)Ônibus

Talvez o ponto mais curioso no ônibus, mais especificamente falando de uma linha intermunicipal, é que os veículos não possuem catracas. O passageiro entra, coloca as moedas ou o cartão na máquina, sai seu comprovante de pagamento e embarca efetivamente.
Onibus ar (1)
O modal é o meio de transporte mais econômico no sistema de mobilidade da capital, embora possa ser menos eficiente nos dias de engarrafamento no centro. Mas, a malha de ônibus é extensa e serve a toda cidade. Os ônibus circulam durante todo o dia, diminuindo de frequência depois da meia noite.
autobus-turistico-buenos-aires (2)
Buenos Aires possui também um transporte turístico que passa por diversos pontos ao longo do dia e funciona no sistema hop on/ hop off, em que se pode descer e subir quantas vezes quiser no período válido do ingresso comprado.

Trens

Segundo o portal Trade Clube, a ferrovia é o meio mais rápido e mais utilizado para entrar ou sair da cidade. Desde o terminal do Retiro (perto da Torre dos Ingleses) até o norte da Grande Buenos Aires, desde a Plaza Constitución até o sul do conurbano e desde a estação Lacroze até o noroeste. O trajeto direto até a cidade de Tigre (o Delta) dura 45 minutos. O trem conta com ar condicionado em cada vagão.

Trem Argentina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s