Frente Parlamentar Ferroviária completa 1 ano na luta pelo retorno do trem de passageiros na região de Campinas e Jundiaí


Campanha CPTM

Presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias, é o coordenador da frente

A campanha pela extensão das linhas da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – ganhou novo reforço com a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros das Regiões de Campinas e Jundiaí. Desde o ano passado, data da criação, o movimento possui representatividade junto aos Governos Federal e Estadual.

De acordo com Lorival Messias (PROS), coordenador da Frente, o movimento pelo trem regional, tem angariado muitas vitórias desde então. “Quando começamos o movimento em 2011, o governo estadual não queria nem ouvir falar em trem de passageiros, hoje já temos o projeto executivo pronto e de acordo com as estimativas do governador, as obras serão iniciadas ainda em 2014”, relembra.

Constituída pelos fundadores da Campanha da CPTM: Lorival Messias, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias Paulistas, Francisco Aparecido Felício (França); vereador de Louveira, Reginaldo Lourençon (PSDB); e pelo suplente de vereador em Vinhedo, Luiz Carlos Paffaro (PR), além de prefeitos, deputados e vereadores da região, a frente já mobilizou um grande número de pessoas pelo regresso do trem.

Foram realizadas audiências nas câmaras de Valinhos, Vinhedo, Louveira e o tema já foi apresentado, inclusive, durante reunião do Parlamento Metropolitano da RMC – órgão que congrega os vereadores dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Prefeitos da região se unem pelo trem

Os prefeitos de Vinhedo, Valinhos, Jundiaí e Louveira estiveram reunidos no mês de julho, a convite dos coordenadores da Frente, para estudar mecanismos de apoio ao movimento. Na ocasião ficou acordado entre as autoridades que documento seria encaminhado ao Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, com cópia ao Governador, Geraldo Alckmin, solicitando a apresentação do projeto do trem às autoridades da região.

O objetivo das autoridades é ir adequando os municípios para o regresso do trem de passageiros, dando total apoio ao movimento.

Próxima Audiência ocorre em Americana
Discutir a importância de um novo modelo de transporte a região é o objetivo das audiências públicas realizadas pela Frente. O próximo encontro será realizado dia 13 de agosto às 19h na Câmara Municipal de Americana. Segundo o projeto inicial apresentado pelo governo do Estado, as obras devem iniciar por Americana. “Continuaremos a realizar nossas audiências para conscientizar as pessoas da importância do trem, como meio de transporte para a nossa região. Não podemos mais depender exclusivamente do transporte rodoviário para nos locomover, o trem é a solução para melhorar a mobilidade da nossa região”, salientou Lorival Messias.

Segundo Lorival, além de desafogar as rodovias, o trem é um meio de transporte barato, rápido, seguro e não poluente, portanto, o mais indicado para integrar o nosso sistema de transporte. “Ele vai somar a outros tipos de transporte e não excluir”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s