Bicicletando indica vias cicláveis e promove opção de mobilidade urbana


bicicletandoUsar a bicicleta como meio de transporte para pequenas e médias distâncias tem sido uma opção viável no Brasil, já um hábito em quase todo o mundo. Para facilitar as indicações das vias cicláveis, o movimento Bicicletando desenvolveu um aplicativo para celular que informa as ruas e regiões com ciclofaixas, os quilômetros percorridos e a quantidade de carbono que deixou de ser emitido.

“Mais que um serviço, o aplicativo Bicicletando quer ampliar a conscientização dos benefícios à saúde e ao meio ambiente, com um novo estilo de vida. Os carbonos viram uma ‘moeda’ de acumulação para troca de prêmios e, no futuro, também de alguns serviços. O importante é promover a bicicleta e a segurança em conduzi-las no trânsito urbano. O aplicativo é participativo e contamos com bikers de todo o Brasil para informar as vias cicláveis, os grupos de ciclismo, as rotas indicativas dos usuários e informações regionais”, explica Perla Topper, fundadora do Bicicletando.

Em Maceió, o aplicativo indica como via segura três ciclovias. O espaço destinado aos ciclistas é resumido aos 32 km de ciclovias e ciclofaixas nas orlas lagunar e marítima, nos bairros de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara, na Avenida Márcio Canuto, no Barro Duro, e em trechos da Via Expressa, na Serraria. Devido à falta de ciclovias na cidade, muitas vezes o transporte é feito por vias arteriais, como a Av. Fernandes Lima.

E o Bicicletando alerta: adquira todos os equipamentos de segurança, necessários para se manter visível no trânsito e protegido: capacete, luz traseira e dianteira, retrovisor esquerdo, luvas, capa de chuva e o que mais sentir necessidade. Planeje seus trajetos, evitando avenidas de grande fluxo. Se possível, inclua ciclovias no percurso.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Apple Store http://www.bicicletando.com.br/aplicativo/. Informações também no site http://www.bicicletando.com.br.

Fonte: Bicicletando/Sindicato dos Ferroviários

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s