Ativistas protestam contra criação de vagão só para mulheres em SP


AtivistasProjeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa de no dia 4 de julho.
Grupo se reuniram na Praça do Ciclista, na tarde desta sexta-feira (25).

Lívia Machado Do G1 São Paulo

Um grupo de ativistas se reuniram na tarde desta sexta-feira (25), na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, para ato contra a criação de um vagão feminino no transporte público da cidade. Batizado de “Contra o assédio, vagão rosa não é remédio!”, o ato foi convocado pelo Facebook.

Por volta das 19h15, o grupo começou caminhada pela Avenida Paulista, ocupando o sentido Paraíso. Cerca de meia hora depois, o ato foi encerrado dentro da Estação Trianon do Metrô (vídeo acima).

As manifestantes são contrárias ao projeto de lei 175/2013, que determina um vagão exclusivo para mulheres nos trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) de São Paulo. Segundo o grupo, a lei representaria uma forma de segregação, que não é a maneira ideal de resolver o problema de assédio sexual em transportes coletivos.

O PL foi aprovado na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp) no começo de julho. Se sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, obrigará as empresas de transporte urbano a manterem, no mínimo, um vagão em cada composição para uso exclusivo das mulheres em trens e metrôs.

Menores de idade poderão usar o chamado “vagão rosa” se estiverem acompanhados de mulheres. Jorge Caruso (PMDB), autor do projeto, diz que o objetivo é evitar casos de assédio registrados principalmente nos horários de pico.

Anúncios

Um comentário sobre “Ativistas protestam contra criação de vagão só para mulheres em SP

  1. Adriano T Guimarães disse:

    JÁ TEM NO RIO ESSE TIPO DE VAGÃO, MAIS A PLATAFORMA TEM QUE TER CONTADOR ELETRÔNICO, QUER NO TREM QUE NAS PLATAFORMAS, PORTA PANTOGRÁFICA SE FECHA QUANDO A PLATAFORMA ESTEJA NO LIMITE….ALÉM DE TREM PARADOR E MAIS LINHAS PARA OUTROS LUGARES…TREM PARADOR E DIRETO NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS, TREM VAZIOS SAINDO DA PLATAFORMA, PARADORES, DIRETOS, SEMI-DIRETOS, COM 12 VAGÕES NO PICO….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s