Ferrovia que corta Votuporanga é motivo de preocupação a moradores


trem araçatuba

Lei municipal limita parada de composições na área urbana em 10 minutos.
Moradores reclamam que vagões bloqueiam passagem.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

A malha ferroviária que corta a região noroeste paulista é uma preocupação constante em várias cidades. Em Votuporanga (SP), os moradores reclamam que as composições chegam a ficar paradas mais de uma hora, impedindo a passagem. Com isso, muitos se arriscam passando entre os vagões.

Dezenas de vagões no meio do caminho e a pressa faz a auxiliar de limpeza Vanessa da Silva Melo se arriscar passando debaixo do trem. “Teve dia de parar dois trens seguidos e tive de passar debaixo de um e o outro começar a andar e eu ficar no meio dos dois”, afirma Vanessa.

Para os moradores que vivem perto do pátio de manobras da ALL, América Latina Logística, em Votuporanga, a situação já virou rotina. Há 14 anos no bairro, a aposentada Maria Isabel Pena Silva perdeu as contas de quantas vezes fez a travessia perigosa para chegar do outro lado. “Muitas pessoas passam, inclusive eu, que preciso cruzar a ferrovia para ir para a cidade”, diz Maria Isabel.

Uma lei municipal de 2009 limita a parada de composições na área urbana em dez minutos, mas segundo os moradores ela não vem sendo cumprida como deveria. Quem mora perto do local e precisa atravessar a ferrovia todos os dias diz que é raro encontrar a passagem livre e, às vezes, os vagões ficam parados por mais de uma hora.

Outro assunto está tirando o sono dos moradores. Recentemente, a ALL, responsável pela ferrovia, começou a construir um muro de contenção, para isolar o pátio de manobras. A preocupação é que o cruzamento mais usado seja bloqueado. A alternativa é uma passagem que fica a cerca de dois quilômetros e segundo os moradores também apresenta riscos à segurança. “É preciso construir uma passarela, iria ajudar bastante, uma passarela bem feita, em um ponto certo e com iluminação”, afirma a dona de casa Roseli Rodrigues de Vergílio.

Segundo a ALL, ainda não foi definido se as passagens usadas pelos moradores serão bloqueadas. A concessionária disse ainda que a responsabilidade da construção de uma passarela é do município. A prefeitura de Votuporanga informou que não existe nenhum projeto para essa obra e disse que não tinha conhecimento das paradas acima do tempo permitido das composições e que vai notificar a empresa.

Anúncios

Um comentário sobre “Ferrovia que corta Votuporanga é motivo de preocupação a moradores

  1. Adriano T Guimarães disse:

    DUAS POSSIBILIDADES É O MERGULHÃO OU VIADUTO SOBRE AS VIAS, O PREFEITURA, GOVERNO E FERROVIA PARA CONVERSAR PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA….EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO, É HORA DE NEGOCIAR COM OS FAMOSOS FUNDOS PERDIDOS, DOS DEPUTADOS E SENADORES…..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s