Homens não respeitam vagões femininos


Lei do Vagão Feminino foi criada há oito anos para proteger as mulheres.
Passageiras cobram fiscalização nas estações da Supervia.

Vagão femininoFlagrantes feitos pelos RJTV durante três dias mostraram que muitos homens ainda desrespeitam o direto das mulheres nos vagões exclusivos da Supervia. Algumas passageiras contaram que falta fiscalização nas estações e que preferem não fazer reclamações pois podem ficar sujeitas a agressões.

Veja flagrantes do RJTV

“Ocorre de umas que reclamam, eu já vi casos, de mulher levar na cara na hora. Entendeu? Ou de outras serem ameaçadas também”, contou uma passageira.

A lei do Vagão Feminino foi criada há mais de oito anos para proteger as mulheres que reclamavam de assedio durante as viagens. Nos horários de rush – na parte da manhã e da tarde – um único vagão deve ser reservado pelas concessionárias para as passageiras. Segundo as mulheres, o problema é que sem fiscalização os homens invadem o espaço.

“Aqui [Central do Brasil] e Deodoro têm segurança. Nas outras estações não tem segurança”, falou outra passageira.

Metrô
A equipe do RJTV também acompanhou o funcionamento do vagão exclusivo para mulheres no metrô e constatou que os seguranças orientam os passageiros a se retirarem da composição.

A Supervia, que administra os trens, informou que cumpre a lei e mantém avisos sonoros, adesivos, cartazes e seguranças para alertar os homens sobre o vagão feminino. O problema, segundo a empresa, é que os passageiros desrespeitam a determinação e os fiscais não têm autonomia para retirar os homens do vagão.

Do G1 Rio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s