Por que a fusão da ALL e Rumo preocupa tanto outras empresas


ALLNo Cade, existe um inquérito administrativo que avalia a operação e cerca de dez companhias e associações se opõem ao negócio

Daniela Barbosa | Revista Exame

São Paulo – A fusão entre a América Latina Logística (ALL) e a Rumo Logística preocupa o mercado. Prova disso é o número de petições protocoladas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) de empresas e associações em alerta com a união das duas companhias.

Segundo o órgão antitruste, existe um inquérito administrativo aberto para avaliar a operação. Até a última terça-feira, prazo máximo para que as empresas se manifestassem sobre a transação, pelo menos 10 companhias e associações se opuseram ao negócio.

Entre as empresas impugnantes, estão a rede Ipiranga, que pertence ao grupo Ultra, a Novo Oriente e o Grupo São Martinho.

Outras sete associações também manifestaram preocupação com o negócio. Entre elas, a Federação das Indústrias do estado do Paraná (Fiep) e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio).

A Rumo Logística pertence à Cosan, maior produtora de açúcar do Brasil. A união com a ALL levanta duvidas no mercado sobre as prioridades que a empresa dará como dona da maior companhia ferroviária do país.

O mercado contesta, por exemplo, se a companhia vai priorizar o transporte de açúcar e deixará outros carregamentos de lado. Além disso, a Cosan pode também cobrar taxas mais altas para transportar produtos de concorrentes.

A operação entre a ALL e a Rumo foi anunciada em abril deste ano e é avaliada em mais de 11 bilhões de reais. Resta agora saber quais serão as restrições impostas pelo Cade para que ela seja concluída.

Foto: Joel Rocha/EXAME.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s