51% das redes de Metrôs do mundo possuem Wi-Fi


Por Renato Lobo | Via Trolebus

Estudo aponta que mais de 70% das redes metroviárias do mundo possuem algum tipo de conexão, seja Wi-Fi ou via rede móvel. O levantamento feito em conjunto com a organização não-governamental New Cities Foundation e a fornecedora sueca Ericsson, foi divulgado nesta semana e realizado em 48 metrôs em 28 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile e México.

O estudo apontou que 51% dos metrôs têm Wi-Fi, 6% têm 2G, 43% possuem 3G e 31% contam com 4G. Os dados mostram que as regiões do Oriente Médio e Ásia/Pacífico lideram a conectividade nesses meios de transporte, mostrando 100% e 91% de sistemas conectados respectivamente. Na Europa, 88% dos metrôs são completamente conectados, enquanto o percentual é de 67% para a América Latina e América do Norte. Na Eurásia (Rússia), essa proporção cai para 33%.

Metrô de LondresMetrô de Londres com wi-fi

A pesquisa revela uma grande discrepância no que se refere a conectividade móvel (nas estações e vagões) por localidade. Fora a região da Rússia, a América Latina é a única que não possui atualmente cobertura total ou parcial de rede 4G, sendo toda ela dedicada à rede 3G. Porem na América do Norte, que hoje oferece cobertura total LTE em seus sistemas. As regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio possuem cobertura equilibrada entre as duas tecnologias, enquanto na Europa ainda há cerca de 15% com cobertura 2G.

Já apenas a conectividade nas composições, a América Latina tem cobertura em 50% dos sistemas. Dentre os metrôs que contam com essa cobertura, cerca de 30% possuem conectividade total e 20% parcial. Na região, segundo o estudo, 100% da cobertura (total ou parcial) é realizada com a tecnologia 3G. Note-se que na América do Norte (50%), Europa (10%) e Ásia-Pacífico (cerca de 15%) ainda há a presença de conexão 2G.

Cerca de 60% dos sistemas possuem cobertura total. Dentre os 40% que oferecem cobertura parcial, o Brasil aparece em dois extremos: Rio de Janeiro aparece entre as cidades que possuem menos de 25% de estações conectadas (ao lado de Marselha, Atenas, Roterdã, Vancouver e Nova York), enquanto na categoria dos que possuem mais de 75% das estações com conectividade, São Paulo figura ao lado de Buenos Aires e Filadélfia.

75% da rede de metrô em SP possui sinal de internet móvel, diz estudoEm 84% dos sistemas de metrô, a responsabilidade do sinal é por parte das companhias de telecomunicações, a exemplo de São Paulo. 83% dos sistemas de transporte metroviário na América Latina têm previsão de expansão da conectividade.

Com as informações de Teletime

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s