“Direto de Brasília”: Vice nos trilhos


Mafersa

Beto Albuquerque, companheiro na chapa de Marinha, propõe que as ferrovias sejam construídas com material nacional

Abnor Gondim | DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) poderá fazer hoje sua primeira apresentação pública como vice na chapa de Marina Silva. É na sexta edição do evento Brasil nos Trilhos, que vai de hoje até amanhã debatendo como tema central o transporte de passageiros.

A expectativa dos organizadores é trazer os principais candidatos à Presidência – e os vices – para participarem dos debates e receberem uma proposta de agenda governamental do setor para o próximo governo.

O evento é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos – http://www.anptrilhos.org.br) e a pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

Beto Albuquerque é autor do Projeto de Lei 6773/13, que prevê a utilização obrigatória de material ferroviário produzido no Brasil na construção de novas ferrovias. “Como pode o Brasil, segundo maior produtor e exportador de minério de ferro do mundo, não ter uma fábrica de trilhos para enfrentar os problemas de logística e mobilidade que impactam no crescimento econômico e na qualidade de vida das cidades?”, questiona Albuquerque.

Família de Campos prefere Beto

Beto Albuquerque recebeu o sinal verde da viúva Renata Campos, dos demais familiares de Eduardo Campos e da executiva do PSB de Pernambuco, o que deverá ser confirmado hoje pelo PSB.

Pesou a decisão de Renata, que poderia assumir a posição na chapa. Não havia nenhum impedimento nem restrição legal para a viúva do ex-governador de sair candidata a vice na chapa a ser encabeçada por Marina Silva, o que será anunciado hoje pelo PSB.

O Tribunal de Contas de Pernambuco informou que Renata Campos não precisa cumprir o prazo desincompatibilização exigido pela lei eleitoral para disputar a eleição presidencial. Isso porque está de licença do cargo de servidora do órgão, gozando licença maternidade do pequeno Miguel.

Ainda assim, cientistas políticos apontavam que a melhor estratégia para a legenda seria confirmar a viúva do socialista na chapa, porque, além de ter militância política ao lado do marido, ela herdaria o legado eleitoral dele. Com isso, a coligação aproveita o impacto emocional dos eleitores.

Solução gaúcha

Beto Albuquerque foi oficializado no Recife depois que o presidente do partido, Roberto Amaral, submeteu seu nome à Renata Campos. O parlamentar foi chamado na segunda-feira pelos dirigentes do partido no estado de Eduardo para discutir a viabilidade de sua candidatura.

Beto Albuquerque disputou a indicação de vice da chapa contra outros três pernambucanos: o deputado Danilo Cabral, o ex-deputado Maurício Rands e o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho. Beto Albuquerque, Roberto Amaral e o secretário-geral do partido, Carlos Siqueira, estavam presentes na reunião.

Desde sexta-feira, o nome de Beto passou a circular como uma opção dentro do PSB. Ele é candidato ao Senado no Rio Grande do Sul. Era um dos parlamentares mais ligados a Eduardo e foi um dos primeiros a defender a candidatura própria do partido à Presidência.

Sanções mais duras para uso do celular ao volante

Projeto do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) propõe endurecer as punições aos motoristas que usam o telefone celular ao volante. Além de mudar a classificação atual da infração, de média para gravíssima, a proposta cria uma sanção penal para a conduta.

abnorNa justificativa do projeto, Ferraço argumenta que o celular é tão perigoso ao volante quanto o álcool e menciona estudos que indicam que um em cada quatro acidentes automobilísticos nos EUA estão associados ao uso do telefone. Cita ainda que o Conselho Europeu de Segurança em Transporte (ETSC) sugeriu proibição total do uso de celulares por motoristas, mesmo que por meio do viva voz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s