Entenda como a criação dos vagões femininos pode cair no Enem


foto-tema-redacao-enemProfessora afirma que o assédio às mulheres pode ser tema da redação deste ano

No dia 4 de julho, em São Paulo, foi aprovada a criação dos chamados “vagões rosa” , isto é, vagões dedicados “exclusivamente para o uso de mulheres“. Segundo o deputado “Jorge Caruso (PMDB)“, idealizador do projeto, essa medida é uma maneira de prevenir o assédio às usuárias do metrô e dos trens da CPTM, sobretudo nos horários de pico.

O projeto de Caruso, no entanto, não é novidade no Brasil: o Rio de Janeiro tem vagões exclusivos para as mulheres desde 2006, enquanto o Distrito Federal os instituiu no ano passado. Apesar de não ser um assunto inédito, a dúvida quanto à aprovação ou não desta medida pelo “governador Geraldo Alckmin“ tem dividido opiniões e chamado a atenção da mídia nacionalmente.

Na verdade, nos últimos anos, o assédio a mulher no transporte público foi um assunto recorrente nos jornais, principalmente em 2014, com a descoberta de páginas na internet que incentivavam as “encoxadas” e o debate referente à propaganda do Metrô, que declarava que os vagões lotados eram bons para “xavecar a mulherada”. Por isso, Andrea Lanzara, professora do Cursinho da Poli, de São Paulo, acredita que este possa ser um tema para a redação do Enem deste ano.

“Eu vejo que essa questão pode ser discutida a partir do seguinte recorte: os vagões femininos seriam formas legítimas de direito ou seriam uma forma de segregação dos gêneros? ”, disse.

Deste modo, é importante que o estudante retome o que foi veiculado nos últimos meses sobre o assédio a mulher, lendo não apenas informativos, mas também algumas análises que mostrem preferencialmente lados distintos desta mesma questão. Fazendo isso, o candidato reunirá artifícios para discutir o tópico e formará uma opinião própria, duas capacidades avaliadas e valorizadas na redação do Enem.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s