BETIM-CONTAGEM: Escolha de empresa para modal de trilhos começa


Expansão Metrô-BH

Comissão analisa nesta quarta-feira (27) competência técnica de quatro candidatas

Por Aline Diniz | Super Notícia

Começa nesta quarta-feira (27) o processo de licitação que vai escolher a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto de construção do modal de transporte sobre trilhos que vai ligar Betim a Contagem, ambas na região metropolitana da capital. Nessa terça-feira (26), a Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas) recebeu propostas de quatro empresas interessadas em realizar o projeto. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop-MG), a expectativa é que nesta quarta a comissão de licitação da empresa analise se as candidatas possuem competência técnica para concretizar o projeto da intervenção.

Depois dessa etapa, será necessário avaliar as propostas técnicas e comerciais das concorrentes aprovadas inicialmente. A previsão é que, no fim da licitação, a empresa vencedora do processo tenha o prazo de um ano para concluir as obras. Ainda segundo a Setop-MG, os 20,5 km previstos na intervenção devem custar em torno de R$ 13,5 milhões.

A possibilidade de um transporte alternativo é um alívio para os moradores de Betim ouvidos pela reportagem, especialmente os que trabalham em Belo Horizonte e precisam percorrer BR–381 e avenida Amazonas ou Via Expressa para chegar à capital mineira. A falta de opção é um problema na vida do universitário Thailor Gonçalves, 24, que mora em Betim e estuda e faz estágio em Belo Horizonte.

“No meu bairro só tem uma linha que passa pela Via Expressa. Passo quatro horas do meu dia dentro do ônibus. Um dos problemas do transporte convencional é o trânsito”, complementa o universitário. O estudante acredita que a implementação de um metrô, por exemplo, poderia reduzir esse tempo em cerca de 50%. A assessoria de imprensa da Setop informou que o meio de transporte sobre trilhos não precisa ser, necessariamente, metrô – pode também ser trem.

Exigências. O estudo da demanda de passageiros, das alternativas de traçado e da tecnologia que será utilizada é um dos itens previstos no edital da obra.

A empresa escolhida também vai precisar planejar o licenciamento ambiental da intervenção e o projeto de desapropriação de moradores, caso seja necessário.

Serviço
Endereço. O processo de licitação é aberto ao público e vai acontecer a partir das 10h30 no prédio Minas, na Cidade Administrativa – rodovia Prefeito Américo Gianetti, bairro Serra Verde

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s