Instalados dormentes de plástico em trilhos na zona rural de Uberaba


Dormente de plástico

Por Danilo Cruvinel | Jornal de Uberaba

Foi concluída no último final de semana, a troca de dormentes em um trecho da linha férrea próxima à Estação Mangabeira, na zona rural de Uberaba. De acordo com informações de membros da VLI, empresa especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais, as estruturas até então existentes no local foram substituídas por peças feitas com plástico reciclado, uma alternativa mais sustentável e com maior durabilidade.

Segundo a VLI, o trecho em Uberaba é o primeiro da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) a receber os chamados dormentes poliméricos e pouco mais de 300 unidades já estão instaladas no local.

O gerente de Engenharia de Via Permanente da VLI, Alexandre Fontes, conta que o produto fabricado no Brasil utiliza matéria-prima coletada por catadores de materiais recicláveis. “Inicialmente, faremos testes para acompanhar a aplicação e adaptabilidade dessas peças. Trata-se de um material mais uniforme, devido à produção em série e com características muito semelhantes às da madeira, existindo ainda o benefício de ser mais sustentável”, destacou.

De acordo com informações da empresa, os dormentes poliméricos também serão instalados em Lavras, no Sul de Minas, até o fim do ano, substituindo estruturas de eucalipto. Os primeiros locais a receberem as peças foram escolhidos levando em conta produtividade das rotas e presença de equipes técnicas maiores para acompanhamento do trabalho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s