Crianças aprendem sobre meio ambiente e conhecem ferrovia


Vagão Ambiental“Uma experiência única, que ficará marcada na memória dessas crianças”. Assim definiu a professora de Ciências, Iraniuce Moraes, que esteve acompanhando estudantes da Escola Municipal Gisélio da Nóbrega que participaram do projeto da ALL “Vagão Ambiental”. O programa, realizado pela primeira vez em Rondonópolis, propõe levar conscientização e o cuidado com o meio ambiente à crianças de escolas próximas à ferrovia. Para a educadora, o projeto é uma rica oportunidade dos alunos saírem do ambiente formal da sala de aula e ampliarem seus conhecimentos.

Mais notícias: O Trem como solução para o Estado de São Paulo

“Nossos alunos são carentes desse tipo de atividade. A maioria aqui nunca tinha visto um trem. Além de fortalecer o conceito ambiental das crianças, esse programa oportunizou que elas conhecessem um pouco do universo da ferrovia, atividade que é novidade no nosso estado”, disse a professora Iraniuce.

Desenvolvido a partir de um vagão de passageiros especialmente adaptado, o ambiente contempla espaço multimídia para projeção de vídeos educacionais e palestras. Na ocasião, a palestrante Mel Maida, se apresenta como “Dra. Natureza” e discorre sobre temas como a preservação de recursos naturais, reciclagem, folclore brasileiro e cuidados com a linha férrea, assunto este que mais chamou atenção de Dielly Aguiar de 12 anos, estudante do sétimo ano.

O projeto “Vagão Ambiental” é uma promoção do Instituto ALL de Educação e Cultura, realizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As atividades em Rondonópolis tiveram início na última terça-feira (26) e seguem até esta sexta (29), no terminal ferroviário do município. Centenas de crianças devem participar do projeto.

A TRIBUNA Mato Grosso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s