Países com os metrôs mais lotados do mundo


1) Tóquio, Japão
A estação de metrô de Shinjuku figura no livro dos recordes como a mais movimentada do planeta, com 3,64 milhões de passageiros que usam as 10 linhas que passam pela cidade. Anualmente, a rede da capital japonesa transporta mais de 3 bilhões de usuários, com metrôs lotados e funcionários encarregados de empurrar os passageiros para dentro dos vagões.

Tokyo

2) Seul, Coreia do Sul
Moderno, eficiente e muito lotado, o metrô de Seul tem a cara da capital da Coreia do Sul. Quem aproveita o meio de transporte subterrâneo para percorrer a cidade vive uma experiência diferente, com bancos aquecidos, Wi-FI , televisão e espaços artísticos nas estações. Com cerca de 2,5 bilhões de passageiros anuais, não espere vagões vazios ou lugar para sentar.

Seoul

3) Pequim, China
O sistema metroviário de Pequim é o maior do mundo, com mais de 440 quilômetros de extensão total e 227 estações. Além de cobrir uma grande área da capital chinesa, o metrô é um jeito muito econômico em Pequim, já que a passagem custa de cerca de R$ 0,60, e usado por mais de 2,46 bilhões de passageiros por ano.

Beijing

4) Moscou, Rússia
Além de abrir algumas das estações mais bonitas, Moscou tem também um dos metrôs mais movimentados do planeta. Mais de 2,4 bilhões de usuários passaram pela rede subterrânea da capital russa, curtindo a beleza de locais como Kievskaya, estação famosa por seus pisos de mármore e mosaicos artísticos.

Moscow

5) Xangai, China
Em 8 de março deste ano, o metrô de Xangai bateu seu recorde de passageiros, atingindo a marca de 8,48 milhões em apenas um dia. A estação mais movimentada da rede, pela qual passaram mais de 2,28 bilhões de usuários em 2012, é a da Praça do Povo, que dá acesso a pontos como o Parque do Povo e o Museu de Arte Contemporânea.

Shanghai

6) Guangzhou, China
O metrô de Guangzhou foi aberto em 1997 e se transformou em um meio de transporte indispensável da cidade, além do terceiro sistema metroviário gigante da Ásia. O metrô, que transportou mais de 1,8 bilhões de passageiros em 2012, conta com 144 estações.

Guangzhou

7) Nova York, Estados Unidos
Em um dia útil comum, mais de 195 mil passageiros passam pela Times Square, a mais movimentada das 468 estações do metrô de Nova York. O segundo lugar da rede, uma das únicas a operar 24 horas por dia, sete dias por semana e pela qual passam mais de 1,65 bilhão de usuários por ano, é a de Grand Central, conhecida pela beleza de sua arquitetura.

New-york

8) Cidade do México, México
Quando foi inaugurado, em 1967, o metrô da Cidade do México ofereceu uma ótima alternativa ao trânsito caótico. Desde então, a rede virou vítima de seu sucesso, com vagões lotados em estações como a agitada Cuatro Caminos, por onde passam em média mais de 140 mil passageiros diariamente. Em 2012, a rede transportou cerca de 1,61 bilhões de pessoas.

Mexico-city

9) Paris, França
Construído para a Feira Mundial de 1900, o metrô de Paris se transformou em um dos símbolos da capital francesa, além de um ótimo meio transporte que ajuda a se locomover facilmente, com numerosas estações espalhadas por toda a cidade. Mais de 1,5 bilhão de pessoas transitam pelas 14 linhas do metrô de Paris anualmente.

Paris

10) Hong Kong
Moderno e eficiente, o metrô de Hong Kong, conhecido como MTR, ajuda a percorrer a ilha de maneira prática. Usada por mais de 1,4 bilhão de pessoas anualmente, a rede de metrô de Hong Kong é uma das mais seguras do planeta, com portas de vidro em todas as suas estações, eliminando o risco de cair nos trilhos.

Hong-kong

11) Londres, Inglaterra
O metrô de Londres, o mais antigo do planeta, completa seu 150º aniversário em 2013. As 270 estações empregam mais de 19 mil funcionários que ajudam dia após dia a transportar os mais de 1,23 bilhão de passageiros que usam o “tube” anualmente.

London

12) São Paulo, Brasil
Cenas de vagões lotados e passageiros viajando em condições ingratas são corriqueiras no metrô de São Paulo. A estação mais movimentada é a Palmeiras – Barra Funda, na linha vermelha, que registrou 59,5 milhões de passageiros em 2012. Atualmente em expansão, a rede transporta 1,1 bilhão de passageiros por ano.

São Paulo

13) Osaka, Japão
Terceira maior cidade do Japão, Osaka tem uma rede metroviária que transporta cerca de 836 milhões de passageiros anualmente. A estação mais movimentada é a de Umeda, na principal área comercial, por onde passam por dia mais de 2,2 milhões de usuários.

Osaka

14) Cingapura
O sistema de metrô de Cingapura se destaca por sua modernidade e sua eficiência com detalhes como tecnologia que recupera a energia da freada dos trens. São cerca de 794 milhões de passageiros usando o serviço por ano e passando por estações modernas e agradáveis como a do Aeroporto de Changi.

Singapore

15) São Petersburgo, Rússia
O metrô de São Petersburgo inclui estações belas e surpreendentes, como Avtovo, que impressiona com seus grandes lustros e suas colunas de mármore. Anualmente, cerca de 786 milhões de passageiros usam a rede que, ao contrário do metrô de Moscou, disponibiliza placas em alfabeto romano, além do cirílico, facilitando a vida dos turistas.

St-petersburg

16) Taipei, Taiwan
Cerca de 1,7 milhão de passageiros usam a rede metroviária de Taipei, capital de Taiwan, todos os dias, num total de 652 milhões anuais. Entre as estações, encontram-se surpresas como a de Formosa Boulevard, com uma grande cúpula colorida feita com 4.500 painéis de vidro.

Taipei

17) Santiago, Chile
Santiago tem a rede de metrô mais extensa da América do Sul, com 108 estações modernas e trens eficientes que transportam cerca de 650 milhões de passageiros por ano. Algumas estações, como Baquedano, no bairro de Bellavista, mostram grandes obras de arte, com mosaicos e esculturas.

Santiago

18) Madri, Espanha
A primeira linha do metrô de Madri foi inaugurada em 1919 e anualmente transporta 635 milhões de passageiros. Uma das estações mais surpreendentes é a de Nuevos Ministerios, com seu estilo psicodélico e suas grandes colunas decoradas com olhos gigantes.

18-madrid

19) Nova Délhi, Índia
Quando começou a operar, em 2002, poucos acreditavam no sucesso do metrô de Nova Délhi. Mas, transportando cerca de 600 milhões de passageiros anuais, o metrô da capital indiana é um verdadeiro exemplo, com trens modernos e ecológicos que ajudam a reduzir o trânsito caótico na cidade.

Delhi

 

Fonte: Via Trolebus 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s