Metrô define traçado do Monotrilho entre Vila Prudente e Estação Ipiranga


Por Renato Lobo | Via Trolebus.

Monotrilho #noticiaferroviaria

Já em operação, o Monotrilho da Linha 15-Prata deve seguir zona leste a dentro e atingir bairros populosos como Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes. Para tanto, o planejamento do Metrô prevê levar a linha para a Estação Ipiranga da CPTM, já prevendo uma possível superlotação na atual conexão com a Linha 2-Verde em Vila Prudente, como uma forma de dividir o fluxo de passageiros que vão do bairro em direção ao centro e da Avenida Paulista.

Segundo afirmações do Secretário Metropolitanos de Transportes, Jurandir Fernandes, em audiência pública no Círculo de Trabalhadores Cristãos, reproduzido pelo jornal Folha de Vila Prudente já foi definido o traçado preliminar em que o monotrilho será instalado entre Vila Prudente e Ipiranga com 1,8 quilômetro de extensão. Nas palavras do titular da pasta, o ramal irá “contornar” a Favela de Vila Prudente.

A linha seguirá pelo canteiro central da Anhaia Mello. Já próximo à favela, passará por baixo das linhas de transmissão de energia que existem no caminho e vai margear a rampa do Expresso Tiradentes e o viaduto Grande São Paulo, seguindo rumo à linha 10-Turquesa da CPTM. Após este trecho o monotrilho será erguido uma área constituída por galpões até chegar à estação Ipiranga, que será totalmente recosntruída. “O projeto está muito bom, com poucas agressões urbanas”, comentou o secretário.

“Estimamos que será uma quantidade bem pequena, na verdade, para a adequação do sistema viário. Para o monotrilho margear o viaduto, a CET precisará deslocar a rua e, para isso, desapropriará uma faixa”. – informou Fernandes.

Prazos

Sobre Prazos, o Secretário conta que a meta é entregar o trecho do Ipiranga junto com o eixo final do monotrilho em Cidade Tiradentes, previsto para 2016. “Até São Mateus, a demanda ainda é suportável na estação Vila Prudente do metrô, mas, com a inauguração do restante da Linha 15, teríamos um problema muito sério. Queremos evitar esse impacto, por isso vamos entregar as duas pontas juntas”.

Renato Lobo – Paulistano, Técnico em Transportes, Social Mídia, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s