Plano de Renovação da Frota de Vagões será debatido durante a NT EXPO – 17ª Negócios nos Trilhos


Fábrica Amsted Maxion #noticiaferroviariaA Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) estima que nos próximos 4 anos sejam produzidos cerca de 4 mil vagões. E é com base nesta projeção que o mercado fornecedor do setor ferroviário se prepara para estabilizar a fabricação de ativos rodantes. A Amsted Maxion, uma das fabricantes, possui uma participação significativa no mercado fornecedor, em torno de 70%. Com a aprovação do Plano de Renovação da Frota Ferroviária, a empresa estima um crescimento na produção em torno de 65%.

A proposta apresentada pela Abifer tem como objetivo garantir a constância das encomendas junto à indústria, que nos últimos anos sofreu com as altas e baixas na demanda e intervalos de dois a três anos na produção. De acordo com o presidente da Amsted Maxion, Ricardo Chuahy, este cenário pode mudar para melhor com a efetivação do plano. “A aprovação pode gerar um crescimento e também garantir um pouco mais de estabilidade para o mercado. A estimativa de crescimento para a produção é um grande progresso e torna-se mais interessante quando comparada à tendência histórica do setor”.

Atualmente, a estabilidade no volume de produção é um dos principais desafios enfrentados pelo mercado ferroviário. “Quando você tem volumes que sobem 280% e no ano seguinte caem 85%, fica muito difícil planejar adequadamente”, exemplifica Chuahy, que também destaca que a estabilização possibilitará a competitividade internacional, que não existe hoje devido à inconstância do setor.

O presidente também ressaltou a mudança no perfil do mercado com a diversificação de cargas. Antigamente o setor dependia muito das atividades de minério, com pedidos de vagões específicos para atender esta demanda, que representava cerca de 70% das encomendas. A migração das commodities para a ferrovia, favoreceu a fabricação de vagões adaptados para transportar este tipo de mercadoria. Outra novidade foi o transporte ferroviário de contêineres, com a criação de vagões plataformas e o aumento dos vagões tanques para transporte de combustíveis.

Todas estas questões serão debatidas durante a NT Expo – 17ª edição Negócios nos Trilhos, que será realizada de 11 a 13 de novembro, em São Paulo. O evento reunirá todo o mercado fornecedor ferroviário com o objetivo de discutir iniciativas em prol da produtividade e desenvolvimento do setor.

Contato:Vivian Giuzio/ Conteúdo Empresarial (13) 3304-7437/ (13) 3304-7438

FONTE NT Expo/R7

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s