VLT foi concebido para ter longa durabilidade


Vagão de VLT #noticiaferroviariaDe acordo com o professor de engenharia mecânica da Universidade Federal de Mato Grosso, Marcelo Mendes Vieira, qualquer material parado corre o risco de sofrer deteriorações em virtude das ações do tempo. “É como um carro. Se ficar alguns meses parado terá o risco de não funcionar. É claro que componentes sofrem mais do que outros, como borrachas e plásticos, por exemplo.”

O professor afirmou que nestes casos, o correto é seguir as orientações do fabricante e que somente uma manutenção constante poderia evitar que um material parado por cinco anos não apresente problemas quando for utilizado.

De acordo com Ricardo Sanches, gerente comercial da CAF Brasil, empresa responsável pela fabricação dos vagões do VLT, o Consórcio sequer trabalha com a hipótese do modal passar a funcionar apenas em 2018. Apesar disso, Sanches afirmou que o material que compõe os vagões é “extremamente robusto” e feito para durar mais de 30 anos sem sofrer dano.

Sanches afirmou que apesar dos vagões estarem em Mato Grosso, se encontram sobre inteira responsabilidade da CAF. Segundo o gerente, os vagões somente passarão para o governo quando começarem a rodar. Contudo, uma equipe de engenheiros fiscaliza os veículos periodicamente para evitar algum problema.

Segundo Sanches, diferentemente da indústria automobilística, a tecnologia não avança tão rápido nas industrias ferroviárias e aeroferroviárias e que a tecnologia só muda de 10 a 20 anos. “Os vagões do VLT serão ápice da tecnologia, pelo menos, pelos próximos 15 anos”. (GN)

Diário de Cuiabá

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s