CBTU: ladrões roubam 150 metros de cabos de cobre


Metrô de RecifeA Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife apresentou, nesta terça-feira, o balanço dos casos de roubos de cobre do metrô. Entre os meses de julho e setembro foram roubados 71 cabos do Metrô do Recife, mais ou menos 150 metros de cabos de cobre de 185mm.

A companhia também contabilizou os prejuízos financeiros. De janeiro a agosto deste ano foram gastos R$ 90 mil em cabos e conectores de alta tensão e gastos cerca de R$ 50 mil na mão-de-obra para reparo dos cabos.

De acordo com o órgão, esses furtos têm ocorrido em diversas áreas e atingem o retorno de tração dos trens. Quando eles são retirados, a corrente de tração dos motores deixa de circular, causando transtorno operacional até que a manutenção faça o reparo.

A companhia alerta ainda, que o criminoso pode ser eletrocutado. O risco acidente, com graves lesões e até morte, também se estende aos usuários do sistema. Se estes cabos forem roubados durante o horário comercial e os trens cheguem a entrar na região atingida, os passageiros que descem do trem podem receber uma descarga elétrica, uma vez que o trem estará com sua estrutura “energizada” pela falta dos cabos de retorno. Neste caso, as pessoas poderão passar a fazer o papel do retorno, recebendo a descarga elétrica.

Segundo o órgão, o furto também compromete a qualidade do serviço, causando a paralisação dos trens e prejudicando a circulação dos usuários. Com a retirada dos cabos de sinalização, o sistema perde a capacidade de rastreamento dos trens, e por segurança surge a tecnicamente chamada “falsa ocupação”, restringindo a velocidade dos trens em 20km/h em trechos onde essa velocidade seria de 90km/h. Os aparelhos de mudança de via passam a não aceitar telecomando, sendo necessário o deslocamento de um funcionário para realizar as manobras manualmente.

Diante da gravidade do caso, a CBTU pede que as pessoas denunciem casos suspeitos, incluindo os compradores desse material furtado. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Jardim São Paulo. O Metrô do Recife também possui um canal para denúncias pelo telefone 3455-4566 e não é preciso se identificar.

Diário de Pernambuco

Anúncios

Um comentário sobre “CBTU: ladrões roubam 150 metros de cabos de cobre

  1. OS LADRÕES A MAIORIA USUÁRIO DE DROGAS, DERRETEM O COBRE, ANTES DE VENDER PARA O FERRO VELHO, PARA MELHORAR, SERIA, SEGURANÇA ESPECIALIZADA, VIGILÂNCIA ELETRÔNICA, MURAR AS LINHAS, TAPAR OS BURACOS ABERTOS, AS EMPRESAS DE ENERGIA É QUE MAIS SOFREM COM ISSO, MAIS COM VIGILÂNCIA NOS SEMÁFAROS AS COISAS ANDA DIMINUINDO….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s