Desafio Intermodal será realizado hoje em Sorocaba


mobilidadeurbana #noticiaferroviariaPelo terceiro ano seguido, Sorocaba fará o teste sobre qual meio de transporte é mais rápido e eficiente para o deslocamento na cidade. A ação faz parte do Desafio Intermodal, que acontece hoje, a partir das 17h, com a participação de 36 pessoas, que sairão de quatro diferentes pontos da cidade, em direção ao Centro, utilizando seis tipos de modalidades de deslocamento (a pé, bicicleta, motocicleta, automóvel, táxi e transporte coletivo). Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, a programação faz parte da jornada mundial Na Cidade Sem Meu Carro, que propõe uma reflexão à sociedade quanto à mobilidade urbana e está incluída na Semana de Trânsito da Urbes.

Os locais de saída do Desafio Intermodal serão: zona norte – no estacionamento do hipermercado Carrefour Sônia Maria (trajeto com 3,6 km de extensão); zona leste – Praça dos Tropeiros (trajeto com 3,7 km de extensão); zona sul – Parque Campolim (trajeto com 3,2 km de extensão) e zona oeste – do Largo do Divino (trajeto com 4,4 km de extensão). O ponto de chegada será a praça Frei Baraúna.

A proposta do desafio, como ocorre em várias cidades do mundo, é despertar nas pessoas o interesse por outros meios de transporte que não sejam os motorizados individuais. No desafio é comparada a eficiência dos modais considerando tempo de deslocamento, custo financeiro, consumo energético e emissão de poluentes dos diferentes modos de transporte. Esta é a terceira edição do Desafio Intermodal realizado pela Urbes, demonstrando resultados que agora são utilizados como parâmetros comparativos.

Ao todo 36 pessoas estarão empenhadas em vencer este desafio, distribuídas da seguinte forma: quatro pedestres idosos, quatro pedestres que caminham com frequência, quatro pedestres que caminham eventualmente, quatro motociclistas, quatro condutores de carro, quatro passageiros para táxi, quatro passageiros para transporte coletivo urbano, quatro ciclistas eventuais, e quatro ciclistas frequentes.

Prefeito de bicicleta

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio promete participar da Jornada Mundial Na Cidade Sem Meu Carro, que acontece hoje, fazendo o percurso da sua casa, no Trujllo, até o Paço, com sua bicicleta. Pannunzio utilizará a ciclovia sorocabana na maior parte do percurso, como na avenida José Joaquim de Lacerda e avenida Dom Aguirre.

A Jornada Mundial Na Cidade Sem Meu Carro foi trazida para o Brasil pelo Instituto Ruaviva em 2001, com a participação de 11 cidades. Em 2013, já foi contabilizada a participação de mais de 40 cidades na iniciativa.

Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s