Prédio da antiga estação de trem está abandonado há 16 anos em Américo


Américo Brasiliense (SP)Propriedade pertence ao Dnit, que não tem recursos para fazer reforma.
Prefeitura pediu posse do local para poder transformá-lo em um museu.

Do G1 São Carlos e Araraquara

O prédio da antiga estação ferroviária de Américo Brasiliense (SP) está abandonado. O local funcionou durante mais de um século, mas foi desativado há 16 anos. A propriedade pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que não tem recursos para reformá-la. Por isso, a Prefeitura pediu a posse do prédio para poder transformá-lo em um museu. No entanto, o processo de inventário não tem data para ser concluído.

A estação ferroviária foi inaugurada em 1891 e desativada no final da década de 1990. “A estação de trem da cidade assim como as demais estações do Estado de São Paulo ficaram abandonadas quando houve a privatização da malha ferroviária da Fepasa”, explicou Geraldo Godoy, representante da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

No prédio há lixo, pichações, telhas e vidros quebrados. Também há indícios de que moradores de rua buscam abrigo no local, já que um fogão improvisado e uma marmita foram encontrados.

Apesar da situação, uma parte da estação é usada para atividades artísticas. O professor de dança William Gomes da Silva dá aula no local há 14 anos. Ele vê andarilhos com frequência pela área, mas nunca foi incomodado. “Eles passam dão uma olhada, mas nunca quiseram atrapalhar atividade nenhuma. Sempre respeitaram nosso trabalho”, contou.

O prédio pertence à Secretaria do Patrimônio da União, mas a Prefeitura poderia tomar posse se investisse em projetos específicos. “O Executivo tem que apresentar um projeto de ocupação, seja para escola, biblioteca ou museu. Cinco anos depois de o trem ter chegado na cidade, foram feitas 50 construções em volta da estação, estava começando formar uma vila. Como o local fica na área central, em frente uma praça bonita, devia ser olhado com mais carinho”, disse Godoy.

Prefeitura
A Prefeitura de Américo Brasiliense informou que pretende transformar a estação em um museu e pediu a posse do prédio. Contudo, como ele foi transferido para a União, é preciso esperar o fim de um processo de inventário, que não tem data para ser concluído.

Já a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) disse que atualmente o prédio é de responsabilidade do Dnit, que não tem recursos financeiros para reformar as estações desativadas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s