Maria Fumaça de Guararema ainda sem data para circular


Maria Fumação de Mogi das CruzesA Maria Fumaça 353, conhecida como Velha Senhora, do modelo Baldwin da década de 20, está estacionada em uma garagem na estação central de Guararema, e não deve sair de lá tão cedo. Isso porque o tão aguardado passeio cultural até Luís Carlos, idealizado para resgatar a história e o patrimônio da cidade, depende de uma outorga da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para começar, mas ainda não há previsão para o documento ser emitido. A agência diz que o processo está pronto, mas ainda falta o cumprimento de algumas exigências para que a locomotiva inicie as atividades.

Até agora, a autorização para que composição circule só aconteceu em datas específicas, uma delas no último dia 9 de setembro, durante a inauguração da revitalização de Luís Carlos, parte da programação de aniversário de Guararema.

Segundo a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o pedido já foi protocolado no órgão federal e está em tramitação. Além da ANTT, a MRS Logística, que detém a concessão dos trilhos, também acompanha o trâmite da autorização para que os passeios sejam feitos, já que no trecho há circulação de trens de carga.

“Falta formalizarmos estas questões administrativas para que os passeios comecem para a população. As autorizações que tivemos até agora foram emitidas de forma temporária para datas muito específicas e não podemos circular. Enquanto o trâmite não avança, os carros estão estacionados na Estação Central de Guararema e não temos previsão de quando devem sair de lá”, disse Bruno Sanchez, diretor-secretário da ABPF. A MRS informou em nota que apenas a ANTT é que libera a autorização e que, eventualmente, participa “colaborando com estudos técnicos, visitas ou análises, quando a ANTT solicita”. (Jamile Santana – Especial para O Diário)

O Diário de Mogi das Cruzes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s