São Lourenço tem opções de passeios e infraestrutura


Por Adriane Mendes | Jornal Cruzeiro do Sul

Sao LourencoConsiderada o coração do Circuito das Águas, a cidade mineira de São Lourenço fica a aproximadamente 370 quilômetros de Sorocaba. O Circuito inclue ainda Caxambu, Lambari e Cambuquira. As águas que vertem naquela região possuem inegáveis propriedades naturais, mas o município de São Lourenço também se destaca no acolhimento de turistas, por conta da infraestrutura, com uma capacidade hoteleira de 6 mil leitos. Visitada principalmente por famílias em férias e por pessoas da chamada melhor idade – atraídas pela fama das águas usadas para diversos tratamentos da saúde -, São Lourenço tem somente no público do interior paulista 40% de sua demanda de turistas.

A cidade mineira que possui 45 mil habitantes e uma população flutuante de 28 mil encanta pelos pontos turísticos, cujas atrações agradam todas as faixas etárias, além de favorecer visitações à Baependi, Cambuquira, Caxambu e São Thomé das Letras. Outro fator que chama a atenção dos turistas paulistas e do Rio de Janeiro é a segurança local, com o melhor índice dos 853 municípios do Estado. Moradores afirmam que roubos e furtos de veículos são extremamente raros. Por ser região administrativa, São Lourenço também responde pela assistência na área da saúde, de 280 mil pessoas vindas de 22 municípios.

Turismo

Sem dúvida alguma o Parque das Águas é um dos principais cartões de visita de São Lourenço, a começar pela visão que se tem de todo complexo por quem passa por suas imediações, na praça João Lage, centro da cidade. O lago de 90 mil metros quadrados com pedalinhos em forma de patinhos e passeios de barco já são um atrativo para o turista, que ao ingressar no espaço de 370 mil metros quadrados se depara com maravilhosos jardins, alamedas e bosques. Isso sem contar com as nove fontes de água mineral, cada qual com uma propriedade.

Outro atrativo do Parque das Águas é o Centro Hidroterápico, popularmente chamado de Balneário. Nele as pessoas podem agendar diversos tipos de atividades, tanto para um simples relaxamento, como visando tratamentos de saúde. As opções se dividem em estética corporal e facial (fangoterapia, limpeza de pele, rejuvenescimento com Isolflavona e outros), banhos terapêuticos (banho de espuma, banho de ofurô, banho aromático, e outros), e terapia relaxante (massagem com esfoliação, massagem shiatsu, massagem pedras quentes, entre outros).

Inaugurado em 1935, o Balneário foi um dos mais modernos da época, sendo visitado pelos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, e a miss Brasil e segundo colocada no Miss Universo, Martha Rocha.

Administrado pela Nestlé Waters, o Parque funciona todos os dias, das 8h às 17h20. Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia) para pessoas acima de 60 anos, aposentados e estudantes, com apresentação da carteirinha. Mais informações pelo telefone (35) 3332-3066. No horário de verão, o funcionamento do Parque será até às 18h20.

Mas vale ressaltar que o Balneário possui horários diferentes do Parque: no domingo funciona até ao meio-dia, e na segunda-feira ele não abre. Já de terça-feira a sábado, o atendimento acontece das 10h às 12h, e das 14h30 às 19h.

Trem das Águas

Trem das AguasUm passeio que com certeza agrega turistas de todas as idades é o do Trem das Águas, pois os mais velhos podem reviver a emoção de andar de trem, especialmente numa Maria-Fumaça, e os mais novos conhecer como é andar nesse meio de transporte que na Europa se mantém em alta, e aqui no Brasil ficou sucateado.

O passeio acontece entre São Lourenço e Soledade de Minas, com duas horas de duração, num trajeto de 10 quilômetros de trilhas que margeiam o Rio Verde. O ponto de partida dessa viagem é a Estação Ferroviária de São Lourenço, datada de 1925, construída em estilo inglês. A conservação da construção não só beneficia o turismo local, como também serve de cenário para gravações de novelas, tais como Chocolate com Pimenta, remake de Gabriela, e da minissérie Aquarela do Brasil, em 2000.

Chegando em Soledade de Minas, onde os visitantes ficam por meia hora, uma das atrações é o Museu Ferroviário, com objetos e fotos de época. Há também o recém inaugurado Centro de Artesanatos, onde pode-se degustar as maravilhas da cozinha mineira, como o pão de queijo, além dos doces e compotas, e claro, ali também há barraquinhas para a compra de lembrancinhas da região.

Os passeios de trem, mantidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) Regional Sul de Minas, acontecem nos finais de semana, com saídas aos sábados às 10h e 14h30, e aos domingos às 10h. São abertos horários extras nos feriados e em período de férias.

Mirante do Teleférico

O Complexo Turístico Teleférico e Mirante de São Lourenço é outra atração bastante procurada. Fundado em 1993, seu percurso é de 1.300 metros de extensão feitos em 6 minutos sobre o rio que corta a cidade. O ponto final é no Mirante de São Lourenço, com uma bela vista panorâmica. No local, lojinhas com artesanato, doces e licores. Informações pelos telefones (35) 3332-3840 e (35) 3332-5372.

Outros

As opções de passeio em São Lourenço são diversas, para atender todo tipo de visitante. E o interessante é que muitos deles independem do turista ter de ir em grupo ou não, bastando apenas sair do hotel e começar a observar tudo à sua volta. Uma dessas dicas é o passeio de charrete que é bastante apreciado pelas crianças. Os mais religiosos podem, por exemplo, conhecer a Igreja Matriz, e até observar o Lago do Parque das Águas sem necessariamente entrar nele. É só fazer as malas e bom passeio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s