Passeios de trem da natureza: Trem de Morretes (PR)


Por Gabriel Mazzone | * Portal Desviantes

Foto: Stoned Moto Riders

Foto: Stoned Moto Riders

Viajar de trem é fazer uma aventura com conforto. Através de um passeio de trem, você pode percorrer roteiros que levam a regiões diferentes do Brasil, onde há cachoeiras, montanhas, rochas, campos, enfim, lugares mágicos. O Desviantes selecionou 10 trajetos de trem que te levam para um passeio no meio da natureza. Veja qual deles combina mais com o seu perfil e faça uma viagem ao passado, de volta aos tempos em que o Brasil andava de trem.

Da janela do trem, você quase toca a vegetação natural do trajeto entre Curitiba e Morretes. Nos 110 quilômetros percorridos pode-se admirar o que restou da Mata Atlântica. Entre muitas Araucárias, árvore símbolo da região, estão ainda a represa de Cangaíba, os canyons, a cachoeira Véu da Noiva e o Pico do Marumbi. Outros pontos vistos desse trajeto são a Ponte São João, com 55 metros construídos em aço; o Viaduto do Carvalho, que faz um contorno na montanha; e finalmente o túnel Roça Nova, com 457 metros de extensão e 900 metros acima do nível do mar. Em alguns trechos há também a imagem das ruínas marcadas pelas estações ferroviárias.

Ao chegar na cidade de Morretes, fundada em 1733, não deixe de curtir a arquitetura colonial, com casarões e ruas de pedra. E claro, nem deixe de experimentar a gastronomia local, principalmente o Barreado, um prato típico de origem açoriana. O segredo do ensopado de carne está no tempo de cozimento, por volta de 20 horas, receita mantida desde a sua criação no século 17. Outro atrativo é Rio Nhundiaquara, que corta a cidade e onde pode-se praticar Rafting e Caiaque.

O Trem de Morretes é um dos principais acessos para quem desejar explorar o complexo do Pico do Marumbi, formado por 8 cumes, dos quais o conhecido como Olimpo é o ponto culminante, que está a 1.539 metros acima do nível do mar. O complexo tem trilhas para todos os níveis de montanhistas e guarda uma bela vista de toda a baía de Paranaguá.

Trajeto do passeio: Curitiba a Morretes; 3h30 de duração.

Foto: Stoned Moto Riders

* O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s