Passeios de trem da natureza: Trem Paranapiacaba (SP)


Por Gabriel Mazzone | * Portal Desviantes

Viajar de trem é fazer uma aventura com conforto. Através de um passeio de trem, você pode percorrer roteiros que levam a regiões diferentes do Brasil, onde há cachoeiras, montanhas, rochas, campos, enfim, lugares mágicos. O Desviantes selecionou 10 trajetos de trem que te levam para um passeio no meio da natureza. Veja qual deles combina mais com o seu perfil e faça uma viagem ao passado, de volta aos tempos em que o Brasil andava de trem.

A ferrovia, inaugurada em 1898, divide Paranapiacaba entre as partes Baixa, com casas de madeira construídas pelos ingleses, e a Alta, ocupada por comerciantes e prestadores de serviços e pela Igreja de Bom Jesus, de 1889. Para chegar nesse destino, o trem faz um caminho de 49 quilômetros, da estação Luz à Vila de Paranapiacaba, passando entre montanhas da Serra do Mar. A neblina, constante na região, lembra o clima londrino de 1952, quando a cidade foi tomada por um nevoeiro, o fog, em função do progresso. O local faz parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Da parte Alta também saem várias trilhas, como a do Poço Formoso, que demora em média 4,5 horas entre ida e volta; e a visita a nascente do Rio Grande, trilha de dificuldade moderada, onde vale a pena dar um mergulho nas águas do rio. Chegando em Paranapiacaba, há muita história sobre a vila construída pelos ingleses. Mas o nome, que significa ‘lugar de onde se vê o mar’, foi dado pelos índios que habitavam o lugar.

Trem ParanapiacabaPara os mais aventureiros, durante os finais de semana é possível unir o passeio de trem à um passeio de bike. Mas neste caso não é necessário tomar o expresso turístico. Os trens metropolitanos da linha 10, fazem o trajeto até Rio Grande da Serra, de onde pode-se seguir de bicicleta até a Vila de Paranapiacaba, um percurso de 11 km. O trem parte da estação Brás, na zona central de São Paulo, e aos finais de semana, a bicicletas são bem vindas no último vagão da composição.

Trem Paranapiacaba (SP).PNG2

Trajeto do passeio:  Estação da Luz a Vila Paranapiacaba; 1h30 de duração.

Foto 1: Maria Luiza; Foto 2: Kiora

  • O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s