Consórcio do Trem Republicano anuncia empresa que construirá ferrovia


Trem RepublicanoEm Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (Citrem), ocorrida na manhã de 9 de dezembro, foi apresentada ao prefeito Antonio Tuíze e aos demais presentes, a empresa vencedora da licitação para construção da ferrovia entre as cidades de Itu e Salto por onde irá correr a locomotiva à vapor do Projeto Trem Republicano. O nome da empresa é Prumo Engenharia Ltda.

Trem Republicano(2)Uma vez que a obra está sendo tocada na forma de consórcio entre dois municípios, foram necessárias duas licitações e ambas foram vencidas pela mesma empresa, o que trará agilidade na execução dos serviços. O projeto deve iniciar os trabalhos no próximo ano com previsão de um ano de obra.

Também estiveram presentes na assembleia os secretários municipais Miguel de Moura Silveira Júnior (Administração) e Shirley Dantas (Planejamento), membros da diretoria, colaboradores do Consórcio e servidores municipais de Itu e Salto.

Estação Ferroviária

Na presença do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Antonio Tuíze participou na semana passada no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, de cerimônia de liberação de verba oriundas de convênio entre a Prefeitura e o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) da Secretaria Estadual de Turismo que será utilizada em importantes obras do município.

Uma destas obras é a reforma da Estação Ferroviária de Itu. A construção do prédio atual aconteceu no início dos anos 1940, em projeto assinado pelo engenheiro arquiteto João Caciola, do Departamento de Construção da Estrada de Ferro Sorocabana. Com o fim das operações ferroviárias em 1987, o prédio abrigou a sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) até o ano de 2010.

O projeto de reforma da estação ferroviária visa integrá-lo ao Projeto do Trem Republicano que está sendo implantado também com recursos do DADE. O projeto contempla implantação de Acessibilidade (rampa), reforma da plataforma de embarque e desembarque, reforma hall do prédio com inclusão de bilheteria, transformação de salas para acervo ferroviário, adaptação de banheiros para cadeirantes, fraldário, reforma da lanchonete com deck externo de madeira, instalação de elevador para cadeirantes e reforma e manutenção do segundo pavimento para uso administrativo.

Anúncios

Um comentário sobre “Consórcio do Trem Republicano anuncia empresa que construirá ferrovia

  1. O TREM A VAPOR, TEM QUE SER DE MENTIRINHA, ´SÓ A CARCAÇA E A FUMAÇA PEQUENA, PARA DIZER QUE É A VAPOR….SE COLOCAR A DE VERDADE, VAI PEGAR MUITA GENTE QUE NEM IMAGINAM OS ESTRAGOS QUE IRÃO FAZER EM SUAS ROUPAS, POIS OS ANTIGOS, USAVAM GUARDA PÓ GROSSO E FAGULHAS DE CARVÃO, ENTRAVAM NOS VAGÕES DE PASSAGEIROS….VEJA O PROJETO DE CAMPOS DE JORDÃO-SP, COM DUAS MARIAS FUMAÇAS, UM BONDE PAULISTANO E UMA LIMOSINE A MODA DO PARANÁ…É UM BARATO….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s