Por dentro do Monotrilho chinês de Chongqing


Por Renato Lobo | Via Trolebus

Com 74,7 km de “vigas-trilho”, o Monotrilho da cidade chinesa Chongqing, na região centro-oeste do país, é dividido em 2 linhas e possuí um total de 57 estações. A linha 2 nasceu em 2005 e mais tarde em 2011 foi construída o ramal 3. O sistema de monotrilho é capaz de transportar 30 mil passageiros por hora em horários de pico, com um intervalo que pode chegar até os 4 minutos entre as composições.

Linha 2

O ramal corre por 19,15 quilômetros e 18 estações. O trajeto parte desde o metrô de Jeifangbei, corre ao longo da margem sul do rio Jialing por uma via elevada, depois o monotrilho atinge a região sul, e termina no distrito Dadukou. A linha corta o Jardim Zoológico da cidade de Chongqing na Estação Dongwuyuan. Uma extensão de 6,2 quilômetros está sendo construída. Os trens são compostos por até oito carros.

Monotrilho chinês

Linha 3

O ramal vai do norte ao sul, ligando os distritos de Yangtze (Chang Jiang) e rios Jialing. São ao todo 39 estações em 55,5 km de extensão, sendo a maior linha de monotrilho do mundo. A maioria dos trens é composto por seis carros. A Linha 3 também possuí a maior travessia do rio feita por um sistema de monotrilho no mundo, com a ponte sobre o rio Jialing.

De acordo com o site UrbanRail as estações são enormes, “feias e pobres” e o sistema parece bastante usado em alguns lugares. A publicação da conta de que em alguns lugares a velocidade é lenta e tempo de permanência nas estações do monotrilho é longa (até 2 minutos). O site diz também que é comum as trepidações durante as viagens, como as que ocorrem na linha 15 do Monotrilho em São Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s