Estação Central Capiba abre as portas nesta segunda no Recife


Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos da reforma, requalificação e compra de equipamentos

Estação Central Capiba

Foto: Rodrigo Carvalho/JC | NE10

Após cinco promessas de abertura, a Estação Central Capiba, no bairro de São José, no Recife, deverá ser inaugurada nesta segunda-feira (22), às 17h. Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos da reforma, requalificação e compra de equipamentos. No espaço que também abriga o Museu do Trem, haverá uma exposição Chegada e Partida – A memória do Trem de Pernambuco.

O último prazo divulgado para inauguração era março de 2014, mas não foi cumprido. Localizado em frente à Praça Barão de Mauá, o prédio principal foi restaurado entre os anos de 2009 e 2010. Depois disso, permaneceu fechado por anos recebendo várias críticas dos recifenses.

Estação Central Capiba - sino

Crédito: Costa Neto/Fundarpe

De acordo com o atual secretário de Cultura, Marcelo Canuto, a expectativa é que a Estação Central Capiba receba mensalmente centenas de visitantes. Para marcar a abertura, uma exposição irá reconstruir parte da memória ferroviária de Pernambuco. O imaginário que envolve as ferrovias, como a relação tempo/espaço, passado/presente e o apito do tem serão alguns dos pontos abordados.

Além de reformas na estrutura física, o prédio recebeu elevador, gerador de energia elétrica, projetos de climatização, iluminação, expográfico, sistema de combate a incêndio, sinalização bilíngue, cenografia, equipamentos multimídia e câmeras de segurança. Além disso, reúne mais de 500 peças sobre a memória ferroviária pernambucana, como cadeiras, bilheterias, carimbadores, sinalizadores, apitos, relógios, além de fotografias, cartazes, textos e diversos outros aparelhos relacionados no contexto do trem.

O espaço abrigará também aulas sobre variados assuntos, tais como a Revolução Industrial, a arquitetura do ferro no Brasil e em Pernambuco, o patrimônio ferroviário do Estado, entre outros. Neste sentido, o museu atenderá a diversos públicos, desde estudantes do ensino fundamental até alunos de engenharia, por exemplo. O agendamento será feito previamente, por telefone ou no local, e a mediação terá aproximadamente 40 minutos, podendo variar conforme a necessidade.

Serviço:
Inauguração da Estação Central Capiba/ Museu do Trem
Quando: Segunda, às 17hs
Onde: Rua Floriano Peixoto, s/n, São José (Centro do Recife)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos, das 10h às 17h
Telefone para agendamento: (81) 3184.3097

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s