Entulho do trem é ‘berçário’ de dengue


Vagões abandonadosElton Rodrigues | Diário Web

Passado mais de um ano após o descarrilamento no Jardim Conceição, em Rio Preto, que matou oito pessoas, os vagões envolvidos no acidente continuam abandonados ao lado da linha férrea, no pátio da América Latina Logística (ALL), no bairro Parque Industrial. Moradores reclamam que as ferragens atraem insetos e roedores, além de acumular água. Os vagões foram levados para o local em 25 de novembro de 2013, um dia após a tragédia. “Isso virou um depósito de trem, um verdadeiro cemitério. Junta água quando chove e aumenta muito a quantidade de mosquitos. Isso sem falar na quantidade de baratas que aparece por causa da sujeira”, afirmou o conferente Marcos Antônio da Silva, 37 anos, morador de um conjunto de prédios que fica ao lado da linha férrea.

Além de seis vagões envolvidos no acidente do Jardim Conceição, o pátio da ALL abriga dezenas de restos de outras composições, a maioria de outros descarrilamentos. Todos estão depositados ao lado da linha, muitos deles escondidos no meio do mato alto. Quem mora próximo ao local também reclama da falta de segurança e a presença de aracnídeos. “Aparece muito escorpião aqui. Se o pátio fosse limpo acho que diminuiria. Outro problema é que esse vagões são utilizados por usuários de drogas durante a noite”, afirmou o operador de máquinas Romildo Pereira, 49 anos.

Reportagem divulgada pelo Diário revelou não são só os rio-pretenses que sofrem com os cemitérios de vagões. Nos municípios de Cosmorama, Bálsamo e Tanabi os vagões eram abandonados. Na época, a ALL começou a remoção das composições, porém o trabalho não foi feito em Rio Preto. A ALL informa que “os vagões localizados na região estão aguardando manutenção e estão sendo encaminhados à oficina especializada para recuperação” e que “realiza controle de vetores e mantém segurança regular em toda a extensão da malha férrea que administra, de forma a evitar invasões e atuações de vândalos”. A ALL não informou quando deve retirá-los do local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s