Erro humano provocou a colisão de dois trens em Cubatão


Dois maquinistas ficaram feridos, mas sem gravidade

Tribuna de Santos

Acidente ferroviário

Sequência de erros cometidos pelos maquinistas teria provocado a colisão de dois trens de carga, próximo à Vila São José, em Cubatão. A conclusão consta no laudo de inquérito preliminar, conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e obtido com exclusividade por A Tribuna. Passados noventa dias do acidente, o órgão federal ainda não é taxativo quanto ao que provocou a batida.

O incidente ocorreu em outubro passado, sendo responsável pelo vazamento de cargas e de 8 mil litros de óleo combustível nas galerias de águas pluviais.

As duas composições da América Latina Logística (ALL) estavam carregadas de açúcar e milho e se dirigiam ao Porto de Santos. A Cetesb multou a empresa em pouco mais de R$ 100 mil, devido à vazão do óleo e commodities.

Sem anomalia no sistema

De acordo com o órgão federal, uma locomotiva em movimento se chocou com o último vagão de outro trem, que estava parado aguardando cruzamento.

A autarquia federal descartou qualquer anomalia nos sistemas de sinalização ou de infraestrutura de via. O ramal ferroviário está sobre a responsabilidade da concessionária MRS.

A investigação da ANTT, com base nos relatórios das concessionárias dos ramais ferroviários, é conclusiva apenas no fato de que a colisão foi causada por falha humana.

Ainda falta consenso quanto ao causador do incidente, cuja apuração ainda não foi finalizada. Conforme a agência, serão promovidas acareações entre os operadores das duas concessionárias para a definição das causas.

Em nota, a MRS sustenta estar envolvida no plano de ação que foi traçado sob a supervisão da ANTT. Já a ALL informa que “todas as ações necessárias estão sendo realizadas para intensificar a segurança na operação”. A concessionária revitalizou o local (com conserto do muro, asfalto e tampas de captação de água), e finaliza a arborização no local.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s