Locomotiva ‘Baroneza’ é restaurada e exposta em Petrópolis, no RJ


Máquina fica no Centro Cultural de Nogueira.
Veículo de tração a vapor foi adquirido no fim do século XIX.

Do G1 Região Serrana

Locomotiva 'Baroneza'

Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (13) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a “Baroneza”, antiga locomotiva de tração a vapor que operou por muitos anos na Cia. Petropolitana de Tecidos. O veículo, que acabou de ser restaurado, foi doado ao município pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária. Agora, ele pode ser visitado no Centro Cultural Estação Nogueira.

Loc. BaronesaA locomotiva foi adquirida no final do século XIX pelo Barão Matos Vieira e recebeu este nome em homenagem à sua esposa e por sua dedicação à população local. A “Baroneza” transportava os teares e maquinário da fábrica através da manobra de vagões de carga, no pequeno ramal, próximo à Estação Ferroviária de Cascatinha.

O maquinário é um dos poucos exemplares ainda preservados no Brasil, relembrando tempos inesquecíveis desta antiga estação de trem na Praça de Nogueira, construída em 1908, onde atualmente funciona o Centro Cultural. O local abriga uma biblioteca, o Museu do Trem, um auditório e espaço para exposições e eventos culturais. É um resgate da memória ferroviária e da história da indústria petropolitana.

O espaço pode ser visitado de segunda-feira à sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s