Câmara Municipal e OAB de Rio Claro recebem apoio de Limeira no projeto estadual do trem de passageiros.


Câmara de LimeiraO apoio foi manifestado na última segunda-feira (06) durante a sessão legislativa de Limeira. Na oportunidade, o vereador Geraldo Voluntário e o representante da OAB de Rio Claro Irineu Carlos de Oliveira Prado ocuparam a Tribuna Livre para justificar o pedido de apoio.

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 A presença de ambos à sessão deu-se a convite do vereador Doutor Júlio, de Limeira. O presidente da Câmara, Nilton Santos, destacou a importância da proposta ao notar que a campanha já conta com apoio da OAB da cidade. O ex-presidente Ronei Martins avaliou que Limeira e Rio Claro dispõem de espaço adequado para terminais modais, motivo que reforça a inclusão das duas cidades no projeto.

 A participação de Rio Claro na sessão foi justificada por Geraldo Voluntário pela importância “de um movimento que, começado a partir da OAB de Rio Claro, por iniciativa de sua presidente Rosa Catuzzo e de Irineu Prado, ganhou a dimensão de frente parlamentar suprapartidária pelo apoio do Parlamento Regional de Piracicaba e de vereadores de vários municípios”. Ele salientou o apoio do deputado Aldo Demarchi na condução do processo junto ao governo do estado de São Paulo.

 O desembargador aposentado Irineu Carlos de Oliveira Prado relatou as etapas da mobilização da OAB, desde sua indicação para coordenar o movimento em Rio Claro até a atual fase de produção de um abaixo-assinado, agora de efeito regional por iniciativa de Geraldo Voluntário.

“Sabemos que não se trata de um trem com padrão da antiga Cia Paulista que conhecemos, será apenas um trem metropolitano, mas será o suficiente para os objetivos da mobilização”, pontuou o advogado. Para ele, no entanto, “seria uma injustiça Rio Claro ficar fora do projeto por algo em torno de 50 quilômetros”.

O projeto prevê a implantação do trem metropolitano até 2020 para um trajeto de 135 quilômetros entre Água Branca e Americana. A previsão é de o percurso vir a ser feito em uma hora e meia. A inclusão de Rio Claro aumentaria o trajeto em 50 quilômetros, medida considerada viável pelos vereadores de Rio Claro, Cordeirópolis, Limeira e do Parlamento Regional de Piracicaba.

Fonte: Canal Rio Claro

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